terça-feira, 5 de outubro de 2010

Andreia é eleita com ampla margem de votos

Com 62.599 votos, a ex-secretária municipal de Educação de Itaguaí, a professora Andreia Busatto, conquistou no último domingo (3/10) uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para os próximos quatro anos. Quando receber o diploma na primeira quinzena de janeiro de 2011, a candidata terá uma trajetória marcada na defesa por recursos no Orçamento Estadual para a região de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e toda a Costa Verde.

O desenvolvimento sustentável da região sem agredir o meio ambiente, a capacitação de profissionais para empreendimentos já em andamento na região são algumas de suas propostas. A futura parlamentar vai fortalecer a bancada do partido e se juntará aos colegas Wagner Montes e Cidinha Campos. Ela pretende ainda entrar nas discussões que definem as políticas públicas para a educação, saúde e habitacional em todo o território fluminense.

A expressiva votação pode até levá-la ,num futuro próximo, a exercer influência na Comissão de Educação de Educação da Alerj. Alguns apostam que pode compor os quadros como membro ou até mesmo relatar projetos de lei importantes que tramitam na Alerj. Andreia quer ainda trabalhar na articulação para aumentar o salário-mínimo regional já que o Estado do Rio perdeu posições em relação a outras federações. A pedagoga cobra ainda a boa aplicação e distribuição dos recursos dos royalties que não pode priorizar somente a capital fluminense.  

A vitória nas urnas se deve também a boa administração de seu marido, o prefeito de Itaguaí, Carlos Busatto, o Charlinho. A professora fez parte de ações socioeducativas dentro de uma prefeitura com 75% de aprovação popular. Nesta eleição, foi a terceira mais votada do partido e a 18ª candidata no ranking geral, atualizado a todo o momento pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no último domingo.

Apesar de sustentar a base do governador reeleito Sérgio Cabral (PMDB), a parlamentar pretende cobrar por melhorias na região, qualificar emendas para projetos que beneficiam a região que a legitimou. “O governador Cabral conseguiu muitas realizações em quatro anos de governo, mas existem muitos desafios. Quero melhorar os pontos negativos e ajudar a preparar a região para o desenvolvimento. Acima de tudo serei uma parceira do governador Cabral. Vou prestar contas e honrar o eleitorado que me elegeu”, explica.

Blog ofereceu mais visibilidade a candidata

Em apenas dois meses de vida, o blog – criado, exclusivamente, para expor as opiniões da candidata em diversos temas, informar seus eleitores sobre o dia a dia da campanha – é considerado um sucesso. Assim que entrou no ar, tão logo a Justiça Eleitoral autorizou, o diário online foi acompanhado por 4,5 mil internautas diferentes. Esse número é considerado um sucesso já que a classe política está desacreditada em função da divulgação de esquemas de corrupção. 

“Muitos eleitores jovens recorreram à internet para saber sobre minhas ideias e bandeiras de campanha. Fomos a rua, falamos com a população. Foi um tanto cansativo. Agradeço aos eleitores, a militância e assessores que me ajudaram e se empenharam para transformar esse sonho em realidade”, diz.

Ela lembra que a internet é o futuro para estreitar laços com os eleitores e mostrar resultados em primeira mão. “Em um estado democrático, o candidato tem o dever de expor sua vida pública e sua atuação parlamentar. A democratização deste meio é fundamental para melhorar a qualidade do voto. Hoje, essa mídia ganha força. A internet, que é vista como complemento pelos políticos, vai galgar um espaço vantajoso na prestação de contas e dia a dia do legislativo estadual. Essa é a tendência”, acredita.

4 comentários:

  1. Parabéns pela vitória! Pode me passar o endereço de email para entrar em contato? Obrigada, Paola Bittencourt. Prefeitura de Quissamã. (cerimonialpmq@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Saudade dessa família em Mangaratiba que chega doer de agonia pela situação atual da minha cidade Mangaratiba, abandonada e sem comandante hoje, (graças Adeus), a atual incompetência junto à ganância cega de abutres, algozes da vida do vereador Célio Lopes que se opôs aos mesmos e foi assassinado entre outras coisas.
    Quem se vendeu ao atual, deu uma parte de si e dos outros ao demo.
    Lembrar do Charlinho nos oito anos de governo em Mangaratiba e da Andréia é lembrar uma cidade feliz, com povo vislumbrando todo ano crescimento em todas as áreas; um divisor de águas. Andréia, no governo dela em Mangaratiba os meus filhos freqüentava uma escola nova, (uma de muitas construídas), da escola eram encaminhados a um posto de saúde construído também pela administração do mesmo, posso passar o dia lembrando e escrevendo, no presente não tenho alegria nenhuma e nada bom além de lembrar o passado.
    O nosso maior nosso sonho ainda não foi realizado que no futuro pode ser nosso Senador Charlinho ou quem sabe competência pode ir muito além...
    Hoje Mangaratiba chora e sofre a única alegria é a nossa deputada estadual Senhora Andréia amanhã com certeza voltaremos a crescer.

    ResponderExcluir
  3. Contamos com o apoio de Andréia para eleger a Presidente Dilma

    ResponderExcluir