sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Domingo é dia de confirmar o voto

No dia 03 de outubro, mais de 135 milhões de brasileiros irão às urnas eleger seus candidatos. Mas como em todos os pleitos, algumas dúvidas surgem na cabeça do eleitorado. Entre as principais mudanças para este ano estão: a obrigatoriedade do voto em dois senadores.

SEQUÊNCIA DA VOTAÇÃO - A ordem de escolha dos seus candidatos é simples: primeiro você vota em deputado estadual, depois federal, em seguida escolhe dois senadores, e por fim, governador e presidente da república. Para não haver confusão e esquecer os números dos futuros parlamentares, vale levar uma "cola" com essas informações.

VOTO NULO OU EM BRANCO - Embora não seja o recomendado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas ainda oferecem a opção do voto nulo ou em branco, este com botão específico. Esses votos não prejudicam nem ajudam os candidatos, já que serão contabilizados somente os votos válidos. O nulo ocorre quando digitamos um número errado na urna.

ABSTENÇÃO ELEITORAL - Caso esteja fora da sua cidade, deve se dirigir a qualquer seção eleitoral ? no dia das eleições para justificar seu voto. Se ainda assim perder o dia e horário, você tem o prazo de até 60 dias para justificar seu voto, ou então, deverá pagar uma multa e ter dor de cabeça no caso de emissão de passaportes, inscrições em concursos, etc.

PROPAGANDA NO DIA DAS ELEIÇÕES - Não esqueça que o sistema eleitoral é rigoroso e proíbe qualquer tipo de boca-de-urna como panfletagens, no dia das eleições. Além de ser crime, pode prejudicar seu candidato, que também responderá pela prática.

O primeiro turno será dia 03 de outubro, e as zonas eleitorais estarão funcionando das 8h às 17 (Brasília). Havendo segundo turno, este será realizado no dia 31 de outubro, durante o mesmo horário.

HORA DO VOTO - Não tenha vergonha de levar um papel com sua cola e nem pressa na digitação dos números! Para validar o voto, que pode ser corrigido durante a digitação através da opção "CORRIGE", basta digitar os números de cada candidato e clicar no botão verde de "CONFIRMA". A seqüência correta é:
  
PRIMEIRO - Deputado Estadual, com 5 dígitos

SEGUNDO - Deputado Federal, com 4 dígitos

TERCEIRO e QUARTO- Senador, com 3 dígitos. Atenção: Neste momento você vota duas vezes, digitando os números do primeiro candidato e clicando em confirma, para depois, escolher o segundo candidato e repertir a confirmação

QUINTO - Governador, com 2 dígitos

SEXTO - Presidência da República, com 2 dígitos


Nenhum comentário:

Postar um comentário