sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Qualificar é prosperar

O tópico mais latente hoje no quadro político estrutural fluminese é a capacitação de profissionais, com a retomada dos empreendimentos públicos e privados. Em Itaguaí e proximidades, a construção do Porto do Açu, do estaleiro da Marinha para a montagem do submarino nuclear, Arco Rodoviário e a siderúrgica da CSN vai mudar a dinâmica e o perfil das cidades envolvidas.

Projetos de infraestrutura beneficiam diretamente o cidadão com a oferta de milhares de empregos. Ninguém duvida do desenvolvimento econômico do estado, que vai avançar com a Copa do Mundo e Olimpíadas nos próximos quatro anos. Hoje, os empresários se queixam que falta mão de obra qualificada: pedreiros, engenheiros, técnicos de todo o tipo. O governo estadual apostou nas Faetecs, Centros de Vocação Tecnológica (CVTs) e Ceteps. O que é preciso para continuar estimulando a abertura dessas unidades? Recursos. E para isso é vital distribuir bem os investimentos.



Mapa do emprego. Gráfico detalha investimentos e quantitativo de vagas no Estado. Reparem na nossa região


O que a Alerj pode fazer?

As discussões do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias são ideais para carimbar recursos nas mais diferentes áreas como saúde, educação, saneamento. Além disso, é preciso uma articulação política forte para estabelecer um salário-mínimo regional sempre elevado em comparação ao mínimo nacional. O governo federal quer um vencimento base de R$ 560, mas os sindicatos já se posicionaram contra e esperam um reajuste maior para o próximo ano, o que deve ocorrer.

A capacitação profissional é fundamental para aumentar o nível de empregabilidade, principalmente do jovem que busca o primeiro trabalho com carteira assinada. Quem tem emprego, tem dinheiro no bolso, pode comprar, e tudo isso contribui para melhorar a qualidade de vida. Além disso, afasta o jovem da criminalidade e do uso de drogas. Como se pode perceber tudo está interligado: educação, capacitação, poder de renda.

Serão gerados 100 mil empregos diretos nos próximos quatro anos (Veja na imagem). A população de Costa Verde não deve deixar essa oportunidade passar. Na Alerj, lutarei primeiramente pelos recursos necessários estaduais porque sem dinheiro não se faz nada, não é verdade? Após essa fase, darei início ao detalhamento desses projetos junto com a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia.  

Um comentário:

  1. O Pr. Adriando em nome de toda a Comunidade Evangelica do Brasil, deseja Boa Sorte e declaramos APOIO a sua CANDIDATURA

    CONTE CONOSCO

    A PAZ DO SENHOR!


    ASSIM QUE LER POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO
    BONY_BONYTA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir